Catalogo: Blog:

Tire suas Dúvidas - Perguntas Frequentes

O que é DNS?

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.meusite.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o site, e não um monte de números e pontos.

Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. Para que você não precise digitar a sequência de números no navegador sempre que quiser visitar um site, o DNS faz o trabalho pesado de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.

Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site.

O que é um domínio?

Um domínio de internet é um conjunto de caracteres que você coloca no navegador para encontrar um site na internet como por exemplo portalprojetos.com.br.

Este conjunto de caracteres funciona como um ponto de referência para que todas as pessoas encontrem o seu site na internet. Por isso ele é tão importante. 

Na verdade, o seu navegador de internet não é capaz de compreender o domínio de internet. Quando você digita portalprojetos.com.br ele não sabe como se dirigir para o local onde está o conteúdo do site. 

Então, o seu navegador acessa o servidor de DNS. O servidor de DNS então diz para o navegador que o endereço real do portalprojetos.com.br é 186.202.153.43.

Como criar us site?

Passo a passo para criar um site

1 - Registro de domínio. 
Para registrar um domínio é necessário escolher um nome para seu site que esteja disponível para registro no www.registro.br (Para domínios nacional).

2 - Contrate um serviço de hospedagem. 
O serviço de hospedagem é quem colocará seu site no ar e o manterá funcionando. 
A Portal Projetos já cria para você o seu domínio e também hospeda seu site em nossos parceiros de hospedagem que são a Locaweb e Hostgator.

3 - Assim que o site estiver pronto basta inserir o conteúdo que interessa ao seu público alvo e esperar o resultado.

Porque não Contratar uma Hospedagem Gratuita?

Contratar uma hospedagem para seu site é tão importante quanto o desenvolvimento do mesmo. Um dos principais problemas ao contratar uma hospedagem é encontrar uma empresa apta a suprir as necessidades tanto em recursos quanto em suporte técnico.

Sempre opte por hospedar seu site em uma servidor de confiança, que deixe seu site 100% no ar, para quando você realmente precisar do suporte, eles estejam prontos a lhe ajudar. Desta forma você irá diminuir muito os problemas com e-mails e site fora do ar por muito tempo. 

Meu site é seguro? HTTPS.

Sim, na Portal Porjetos todo site criado já vem com HTTPS (certificado SS). Não havendo a necessidade de contratar outros serviços.

Muito útil para sites que possuem sistemas de loja virtual (e-commerce), trabalham com dados sigilosos de clientes ou sistemas financeiros, a proteção SSL pode ser facilmente identificada pelo cadeado que aparece no canto esquerdo da maioria dos navegadores, e pelo endereço que começa por https.

Na Portal Porjetos todo site criado já vem com HTTPS (certificado SS). Não havendo a necessidade de contratar outros serviços.

Como Adicionar ou Cadastrar meu Site no Google e Bing?

Não há necessidade de fazer nada apenas criar conetúdos relevantes para seu público alvo.
Na Portal Projetos os sites são criados com a estrutura pronta para os mecânismos de buscam
conseguirem reastrear seu site. Utilizamos a técnica de SEO dentro dos códigos e você prescisa criar conteúdos drelevantes para conseguir ser bem posicionado nos buscadors.

O que é Servidor Web

De maneira simplificada, podemos dizer que um servidor web é um computador que hospeda um ou mais sites/aplicações na internet. No entanto, o termo servidor web pode se referir tanto ao equipamento físico (hardware) quanto ao programa (software) contido neste equipamento. 

Um site é composto por um compilado de arquivos digitais que são interpretados pelo navegador e exibidos na tela de um computador/dispositivo. Para que possa ser acessado por qualquer pessoa, os arquivos de um site precisam estar armazenados em algum lugar. Mais precisamente, em um computador que esteja ligado à internet 24 horas por dia. Este computador é conhecido como Servidor Web.

A máquina física é o hardware e o aplicativo que gerencia os arquivos do site é o software.
 

O que é Servidor de Email

Um servidor de email é um serviço de hospedagem de e-mail no qual eles são armazenados. Estes serviços são responsáveis pelo direcionamento de um e-mail de um remetente até seu destinatário. Existem, também, diferentes protocolos de e-mails que podem ser usados.

Existem, também, diferentes protocolos de e-mails que podem ser usados. Protocolos de e-mails são, basicamente, as regras que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, o protocolo de um e-mail controla e possibilita a transferência de dados entre o destinatário e o remetente. Sem o protocolo, não há como um e-mail ser enviado de uma pessoa para a outra.  Há pelo menos três tipos de protocolos de e-mails que são usados nas máquinas ao redor do planeta: o SMTP, o POP e o IMAP, cada um com suas particularidades e funções. Confira abaixo uma descrição de cada um deles!

O que é uma hospedagem?

Hospedagem de site é um serviço online que permite a publicação de um site ou aplicação na internet. Quando você adquire uma hospedagem, basicamente você está alugando um espaço dentro de um servidor. Nele ficam armazenados todos os arquivos e dados necessários para o bom funcionamento do site.

Um servidor é um computador, parecido com o que utilizamos em casa, mas especializado em armazenar arquivos e deixá-los disponíveis para serem acessados por outros computadores. Sendo assim, o termo hospedagem de site está relacionado ao servidor que armazena e disponibiliza determinado site na internet.

Como registrar um domínio?

1 - Registro de domínio. 
Para registrar um domínio é necessário escolher um nome para seu site que esteja disponível para registro no www.registro.br (Para domínios nacional).

2 - Contrate um serviço de hospedagem. 
O serviço de hospedagem é quem colocará seu site no ar e o manterá funcionando. 
A Portal Projetos já cria para você o seu domínio e também hospeda seu site em nossos parceiros de hospedagem que são a Locaweb e Hostgator.

3 - Assim que o site estiver pronto basta inserir o conteúdo que interessa ao seu público alvo e esperar o resultado.

Preciso de um site?

Um site funciona como uma vitrine virtual para o seu negócio, serviço ou divulgação que algum projeto.

Se você está adiando ou relutando em criar um site para sua empresa, responda a essa pergunta: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?

Independente do segmento, local ou tamanho, esse é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso. Como já falamos em outro artigo, ter um site próprio é a presença digital mínima de que sua empresa precisa.

É claro que você não quer fazer um site para ficar escondido dentro do mundo virtual dentro de um emaranhado de informações, não é mesmo? Por isso, é preciso escolher as ferramentas certas e profissionais especializados na criação de sites para realizar um projeto na web de sucesso e de inclusão da sua marca nesse grande universo digital.

O que é SEO

Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google (e outros buscadores) procuram indexá-la de modo que seja encontrada por quem a procura.

Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet e isso faz com que haja bastante concorrência. Portanto, como fazer com que uma página fique à frente de outras?

E aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é um conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa, executa online, com o objetivo de gerar negócios, gerar autoridade de marca ou criar engajamento.

Porem na prática temos muitos fatores para fazer essa máquina funcionar.

O primeiro passo é o planejamento que envolve pesquisa, determinando métricas, persona ou seja o público que você quer alcançar.

Depois de planejado precisa começar a construir conteúdo, como textos, vídeos, áudio, artes, lembrando que todo esse conteúdo deve ser otimizado para SEO.

Pronto o conteúdo, agora precisa divulgar, que pode ser em diversos canais como as redes sociais, e-mail, anúncio pagos, conteúdo de texto entre outros.

Não se esquecendo que tudo isso precisa passar por uma automação de marketing para facilitar o gerenciamento dos resultados, assim você vai saber se o que está gerando resultados ou não.

Vimos então que existe um processo e antes de tudo um planejamento estratégico.

Apenas postar nas redes sociais não garante resultados e muitas vezes frustações e perda de dinheiro.

O Marketing Digital é muito amplo e usa muitas ferramentas e plataformas digitais para alcançar os objetivos planejados.

Whatsapp
VOLTAR
xxxx